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Atendimento mais ágil e eficiente: conheça os benefícios da solução GOVBR Processo Digital

Escrito por

Equipe Govbr

Publicado em

04/09/2023

Projetada para revolucionar o atendimento ao cidadão e a execução de trâmites internos da administração pública, a GOVBR Processo Digital permite aos municípios elevarem seus níveis de governança. Como o próprio nome já indica, a solução possibilita que inúmeros procedimentos possam ser realizados digitalmente e com mais celeridade, transparência e segurança.

Projetada para revolucionar o atendimento ao cidadão e a execução de trâmites internos da administração pública, a GOVBR Processo Digital permite aos municípios elevarem seus níveis de governança. Como o próprio nome já indica, a solução possibilita que inúmeros procedimentos possam ser realizados digitalmente e com mais celeridade, transparência e segurança. Além disso, a solução auxilia na redução de custos, já que otimiza o tempo de trabalho dos servidores e economiza papéis e combustíveis que seriam gastos na produção e transporte de documentos físicos.

Integração ao GRP GOVBR: ainda mais vantagens

Todas essas características e benefícios passam a ser ampliados e potencializados, pois a solução GOVBR Processo Digital é consolidada ao GRP GOVBR, ou seja, é integrada às demais soluções da GOVBR nas áreas Financeira, Tributária, de Suprimentos e de Pessoal. Dessa forma, muitos processos passam a ser realizados de maneira automática, agilizando a gestão pública e a prestação de serviços ao cidadão.    

Isso já vem sendo percebido na prática por diversos clientes da GOVBR. É o caso da Câmara Municipal de Santa Terezinha do Itaipu (PR), que começou a utilizar a solução GOVBR Processo Digital em agosto de 2021 e implementou a consolidação ao GRP GOVBR em setembro de 2022. “Com a consolidação, logo percebemos ganho em agilidade, eliminando rotinas desnecessárias. Além disso, ficou mais fácil realizar a comunicação entre o órgão e o cidadão, com mais rapidez nas respostas e acompanhamento de demandas”, explica Anderson Parise da Rosa, contador da Câmara Municipal de Santa Terezinha do Itaipu.

Em Quinta do Sol (PR), outro município cliente da GOVBR, os benefícios da consolidação também foram percebidos rapidamente. Segundo Willyan de Almeida Romero, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, os resultados já se tornavam nítidos apenas quatro meses após o início da integração. “Dentre os vários benefícios da GOVBR Processo Digital consolidada, saliento o fato de todas as secretarias e departamentos ficarem conectados diretamente, permitindo que todas as atividades sejam registradas, trazendo mais transparência à gestão, padronizando a comunicação e diminuindo muito a perda de documentos. Tudo isso faz com que possamos resolver mais rapidamente as demandas do dia a dia”, explica Willyan. Ele também destaca a questão dos ganhos econômicos: “Utilizamos a solução para muitos documentos, como memorandos, circulares e ofícios entre os setores, além do atendimento externo. Tudo de forma digital, o que gera economia de papel e proporciona redução de custos para o município”.

A economia de papel, gerando impacto positivo para o meio ambiente, também foi muito percebida em Formosa do Oeste (PR). Lá, em apenas 10 meses de uso da GOVBR Processo Digital consolidada ao GRP GOVBR, foram gerados 69.471 documentos oficiais através da solução, o que significou a economia de 330.406 impressões. Para Bruno Felipe Almeida Reggiani, Secretário de Finanças do município, os ganhos vão além: “Para nós, as principais vantagens são a agilidade nos procedimentos, pesquisas e acesso aos documentos de maneira rápida e muito mais organizada. E isso pode ser percebido na prática. Quando realizamos o processo de compra e pagamento de um produto ou serviço, por exemplo, ele já fica em ordem cronológica e de maneira totalmente transparente dentro da solução. Da mesma forma, podemos acompanhar facilmente o andamento dos procedimentos, verificando quanto tempo e a razão de estarem demorando em algum setor”. Além disso, Bruno lembra que a solução consolidada proporciona maior facilidade aos cidadãos. “Com a integração, o acesso ao sistema fica mais fácil e ágil, seja pelo computador ou pelo celular. E os cidadãos ainda têm a vantagem de possuírem uma assinatura digital gratuita dentro da solução”, explica.

Saiba mais sobre a GOVBR Processo Digital

O uso da solução GOVBR Processo Digital consolidada pode ser feito nos mais variados setores da administração pública, sempre trazendo melhora na governança e benefícios para gestores e servidores, como pode ser conferido abaixo:

 Para prefeitos, secretários e contadores:

– Envio de empenhos direto do sistema de contabilidade para o processo de pagamento de empenho criado dentro da GOVBR Processo Digital;

– Envio dos anexos previstos nas legislações vigentes da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei 4320/64, direto do sistema de contabilidade para o sistema da GOVBR Processo Digital permitindo assinar e armazenar os documentos de forma digital.

Para pregoeiros, diretores de licitação e secretários:

– Envio de contratos oriundos de uma licitação, direto do sistema de Licitações e Contratos para a GOVBR Processo Digital;

– Assinatura digital pelo fornecedor e armazenamento junto com todo o processo licitatório de forma eletrônica;

– Envio das requisições de compra direto do sistema de Licitação e Contratos para serem assinadas de forma digital.

Para secretários, responsáveis por protocolo e diretores de arrecadação:

– Geração automática de taxas e cobranças quando o contribuinte solicita um serviço da prefeitura. Integração automática entre os sistemas das soluções GOVBR Processo Digital e GOVBR Arrecadação;

– Protocolos que têm taxa de abertura só são efetivados gerando demanda para os servidores após o pagamento da taxa pelo contribuinte. Tudo de forma automática.

Paras os demais setores da prefeitura:

– Envio de relatórios diversos para assinatura. Nestes relatórios pode constar, por exemplo, Aviso de Férias da Gestão de Pessoal, Termo de Responsabilidade do Patrimônio, Diário de Bordo do Frotas e Requisições do Almoxarifado, bem como outros documentos específicos de cada solução GOVBR;

– Possibilidade de consultar empenhos no sistema de contabilidade, verificar se já foi assinado e abrir o processo ao qual o empenho está vinculado;

– Verificação de assinatura de contratos dentro do sistema de licitações e fácil visualização do processo ao qual o contrato está vinculado;  

– Consulta de assinaturas pendentes em processos a partir dos sistemas das soluções GOVBR.

Diferenciais GOVBR

Todo este conjunto de características e vantagens da GOVBR Processo Digital se soma aos grandes diferenciais da GOVBR, que são a sua estrutura de apoio e o seu serviço de atendimento. Afinal, a GOVBR possui em todo o Brasil equipes especializadas em transformação digital na gestão pública, prontas para auxiliar gestores e servidores durante todo o processo de uso dos sistemas e soluções. Exemplo disso são a nossa Central de Atendimento, a plataforma GOVBR Educacional e os nossos consultores especializados, que se mantém próximos aos clientes e disponíveis para esclarecer dúvidas, realizar suportes e elevar ainda mais a usabilidade das soluções GOVBR.

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