3 minutos de leitura

GOVBR Assistência Social: centralização e padronização de dados qualificam o atendimento à população em Barcarena (PA)

Escrito por

Equipe Govbr

Publicado em

06/03/2023

Proporcionar cuidado aos cidadãos com profissionalismo e toda a atenção necessária. Esse é um dos principais objetivos das gestões municipais – como a de Barcarena, no Pará. 

Localizado próximo à capital Belém, o município de cerca de 130 mil habitantes vem investindo no aperfeiçoamento da governança na administração local com foco na melhoria dos serviços e atendimentos prestados à população. Exemplo disso é a recente aquisição da solução GOVBR Assistência Social, uma ferramenta completa que auxilia o gestor público a colocar as pessoas em primeiro lugar.

Com a GOVBR Assistência Social, Barcarena ganha uma base unificada e segura de informações sobre todos os programas sociais, gerando muito mais controle para o gestor e evitando problemas como a duplicidade de dados e a concessão indevida de benefícios. Assim, a solução garante a efetividade nos atendimentos e o melhor uso de verbas e investimentos destinados ao município. Além disso, a GOVBR Assistência Social é totalmente aderente aos formulários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e de programas como o PAIF (Programa de Atendimento Integral à Família) e o PAEFI (Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos).       

Por conta de características como essas, a solução GOVBR Assistência Social ganha especial relevância neste momento, visto que a partir deste ano é esperado um aumento na oferta e no volume de investimentos em programas sociais por parte da administração federal. Neste contexto, os municípios que estiverem mais bem preparados com soluções de gestão específicas para a área social poderão realizar o atendimento aos seus cidadãos com muito mais agilidade e qualidade.

 

Em Barcarena (PA), GOVBR Assistência Social já mostra resultados  

Em outubro de 2022, o município adotou a solução e, em poucos meses, já está percebendo excelentes resultados. Hoje, cerca de 160 servidores estão utilizando a solução, que foi implementada em 21 unidades. Apenas em janeiro de 2023, mais de 6.300 atendimentos à população foram registrados por meio da solução.

Para Rosilda Barros Guimarães, Coordenadora da Vigilância Socioassistencial do Município de Barcarena, um dos principais objetivos com a adoção do GOVBR Assistência Social era obter mais transparência e padronização no registro de dados. Com informações confiáveis e atualizadas sobre o volume de atendimentos realizados, o município poderia ter um banco de dados funcional, o que facilitaria os processos de monitoramento e de tomada de decisões.

E foi exatamente isso que a GOVBR Assistência Social proporcionou à gestão municipal. “Um grande benefício da solução é a facilidade de gerar os números do Registros Mensais de Atendimento (RMA). Antigamente, as coordenações precisavam despender um tempo muito grande para fazer somas ou analisar as informações escritas pelos técnicos. Hoje em dia precisamos apenas monitorar os números pelo sistema”, relata Rosilda, e complementa: “Outro aspecto bem importante é o compartilhamento de informações. Com a solução GOVBR Assistência Social, é muito fácil encaminhar um atendimento via sistema, apenas informando a um outro servidor. Assim, não precisamos mais fazer o cidadão repetir ou vivenciar novamente certas situações, o que é muito positivo”.

Todos esses resultados já estão sendo experimentados pela administração municipal de Barcarena, mas ainda há margem para melhora. Isso porque ainda não são todos os servidores públicos que já estão capacitados para utilizar a solução. Segundo Rosilda, a previsão é que até abril de 2023 todos os servidores estejam 100% treinados e familiarizados com o a solução. Além disso, há planos de inclusão de registros personalizados para programas sociais específicos do município, o que certamente trará ainda mais benefícios para o gestor público e para a população.

 

Conheça mais sobre a GOVBR Assistência Social

Solução em nuvem que pode ser acessada de qualquer computador, tablet ou celular com conexão à internet, a GOVBR Assistência Social permite a centralização, padronização e compartilhamento de informações, reduzindo drasticamente a burocracia envolvendo os atendimentos em programas sociais.

Principais funcionalidades da solução:

– Instrumentos de registro e coleta de dados e informações padronizados;

– Geração de relatórios de prestação de contas conforme exigência da Política Nacional de Assistência Social;

– Controle e acompanhamento de concessão de benefícios;

– Gerenciamento dinâmico de projetos e programas sociais prestados pelo município;

– Caracterização socioeconômica das famílias customizável de acordo com a realidade do município;

– Controle total sobre atendimentos restritos, preservando o sigilo e garantindo segurança às Anotações Técnicas de atendimento social;

– Visualização ampla e unificada do acesso das famílias às políticas de Assistência Social.

 

Para saber ainda mais detalhes sobre o GOVBR Assistência Social, acesse a página da solução em nosso site!

Compartilhe

Equipe Govbr

Blog

Continue lendo

Govbr lança nova marca valorizando a evolução do trabalho pela governança e qualidade da gestão pública
Govbr Atendimento 360°: suporte completo visando os mais altos níveis de governança nos municípios
Ranking do SICONFI 2023: clientes da GOVBR dominam o topo da lista