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GOVBR Processo Digital agiliza atendimento e reduz custos em Ananindeua (PA)

Escrito por

Equipe Govbr

Publicado em

11/07/2022

Em 4 meses, a solução gerou economia de mais de R$ 500 mil para o município.

Voltada à agilização e modernização da administração pública, a solução GOVBR Processo Digital vem revolucionando a gestão dos municípios que estão optando por utilizá-la. Este é o caso de Ananindeua, cidade da região metropolitana de Belém, no Pará. Em apenas quatro meses de uso, o município já percebeu resultados expressivos na redução de custos e de burocracia em diversas áreas.

“A solução trouxe agilidade nos processos administrativos, reduzindo pela metade o tempo médio de tramitação processual. O processo de liquidação e pagamento da Secretaria Municipal de Administração, por exemplo, teve seu tempo médio reduzido de 17 para 8 dias.
Isso porque agora as etapas e os prazos são previamente definidos, evitando tramitações desnecessárias entre setores”
, explica Thiago Matos, Secretário de Administração de Ananindeua.

Além disso, o impacto econômico também se mostrou bastante significativo, especialmente quando considerada a redução de custos com impressões. Segundo Thiago, em pouco mais de 120 dias de utilização, a solução gerou digitalmente 128.789 documentos oficiais, evitando cerca de 704.099 impressões. Em termos financeiros, isso representa uma economia superior a R$ 500 mil, apenas em quatro meses. Ao final do ano, a projeção é de que seja alcançada uma economia de R$ 2 milhões.

GOVBR PROCESSO DIGITAL ATENDEU ÀS EXPECTATIVAS DE ANANINDEUA

De acordo com Thiago, o município decidiu implementar o GOVBR Processo Digital por uma série de razões. “Queríamos agilizar os processos administrativos, mantendo o controle sobre a tramitação e evitando a burocracia desnecessária. Além disso, pretendíamos reduzir custos
com locação de impressoras, papel e combustível (usado no transporte de processos), e assim minimizar o impacto no meio ambiente. Por meio da utilização dos serviços digitais, também desejávamos melhorar a conexão do cidadão com a Prefeitura de Ananindeua
”, conta.

Pois em apenas quatro meses, a gestão do município já conseguiu atingir praticamente todos os seus objetivos. Hoje, a solução é utilizada em 21 Secretarias e no Instituto de Previdência do Município, abrangendo mais de 1.400 usuários internos (servidores) e mais de 14 mil usuários
externos (pessoas físicas e jurídicas). Agora, todos os serviços da prefeitura que, por natureza, possam ser prestados digitalmente ao cidadão já são oferecidos na plataforma, disponíveis 24 horas por dia.

“Além da celeridade e da redução de despesas, ganhamos transparência e controle processual, já que agora sabemos exatamente onde está o processo. Outra grande vantagem da solução são os relatórios para tomada de decisão, uma vez que o sistema emite relatórios de eficiência, de engajamento e de qualidade do trabalho, tanto por setores quanto individualmente. Isso nos ajuda muito a avaliar o trabalho da prefeitura”, salienta Thiago.

CONHEÇA MAIS SOBRE O GOVBR PROCESSO DIGITAL

O GOVBR Processo Digital é uma solução que eleva a governança pública dos municípios a um novo patamar. Isso porque atua diretamente sobre o atendimento ao cidadão, área que é um dos pilares essenciais da boa governança. Com o GOVBR Processo Digital, a oferta de serviços digitais disponibilizados ao cidadão é ampliada e qualificada, além de se tornar mais transparente e confiável. Ao mesmo tempo, a solução ainda melhora o desempenho dos trâmites processuais dentro dos órgãos públicos, gerando ganho de eficiência e redução de custos para o gestor.

Abaixo, veja mais detalhes sobre os benefícios que a solução pode trazer para o município, para o cidadão, para empresas e para o meio ambiente.

Para o município:

  • Padronização da comunicação;
  • Agilidade na execução de demandas;
  • Qualidade nos serviços prestados;
  • Gestão com Governança;
  • Economia de recursos; 
  • Assinatura digital: redução de custo em impressão, armazenamento, deslocamento e autenticações de documentos; 
  • Recebimento de avaliações dos atendimentos.

Para o cidadão e empresas:

  • Segurança: garantia de que não haverá perda de documentos;
  • Redução no tempo de tramitação de processos;
  • Mobilidade;
  • Transparência e celeridade em processos burocráticos;
  • Envio de atualizações via e-mail e/ou SMS.

Para o meio ambiente:

  • Redução do uso de papel; 
  • Menor gasto em combustível e energia (transporte de documentos entre secretarias).

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