No ano passado, passamos por diversos desafios. Dentre eles, a chegada de produtos/sistemas que eram de outras equipes…
Assim como a necessidade de ampliação do time de desenvolvimento que era reduzido para a quantidade de produtos.
Após determinado período com o crescimento da equipe, percebemos a viabilidade de aplicar alguma prática de gestão de projetos ágil, o que veio de encontro com as iniciativas de transformação que a GOVBR já iniciara nesse sentido.
Com essa liberdade, introduzimos o método Kanban com ritos como: as reuniões diária, de planejamento e revisão, por se tratar de um cenário de múltiplos produtos, tipos de demanda diferentes (evolutivas e corretivas) e equipe segmentada.
Também vimos a oportunidade de motivar a equipe recém-formada, através do uso sugerido de “kudo cards “, uma técnica de Gestão 3.0 que incentiva a troca de feedback positivo relacionadas às atividades realizadas pelo time.
Os primeiros resultados nos deram uma gestão mais ágil e transparente (através dos quadros e de gráficos, como o “burndown chart”), maior qualidade e assertividade nas entregas e equipe mais integrada.
Pelos colaboradores Fábio Gerbassi Paixão, Líder Técnico e Marcos Ferreira da Costa, Product Owner – Área de Comunicação Social, Educação e Saúde.