Prefeitura de Silva Jardim participou de projeto piloto da solução e relata um pouco desta experiência.
A GOVBR, especialista em soluções para a gestão pública, apresentou o ISS Digital, solução na nuvem para tornar os processos de emissão de notas e de recolhimento e gestão do imposto mais ágil e eficiente por meio da aplicação de mecanismos de segurança, inteligência fiscal e mobilidade. Tudo de forma digital, o que dispensa a impressão de documentos (paperless) e atendimentos presenciais.
O sistema possibilita uma gestão efetiva das receitas decorrentes dos serviços prestados e tomados por empresas atuantes no município e, consequentemente, melhora a arrecadação por meio do combate à sonegação e à evasão fiscal. Isso se traduz em retorno ao município, pois quanto mais eficiente é o sistema, maior é o controle sobre receitas do município.
Em junho de 2019, a Prefeitura de Silva Jardim (Rio de Janeiro), participou do projeto-piloto e, de acordo com o Secretário Municipal de Fazenda, Leandro Pinheiro, as melhorias foram significativas. “Tivemos uma otimização na fiscalização tributária, na identificação dos créditos tributários e reduzimos o atendimento presencial na prefeitura. Assim conseguimos solucionar grande parte dos problemas por meio do nosso chat”, afirma.
Ainda, de acordo com o secretário, a solução oferece a emissão de guia de ISS por tomador de fora do município, carta de correção, avisos ao contribuinte e a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real pelo chat, o que reduz erros mesmo com o sistema sendo autoexplicativo.
O projeto piloto contou com a atuação conjunta da equipe de Serviços da GOVBR e a Prefeitura de Silva Jardim com suporte do time de desenvolvimento da GOVBR, todos alinhados em um único objetivo. “O ISS Digital ainda estava em fase de acabamento, quando o cliente demonstrou interesse em ser o piloto por perceber os benefícios da solução e que poderia contribuir com sugestões de melhorias. Nosso objetivo maior é sempre agregar valor ao negócio dos nossos clientes, com soluções que propiciem a gestão eficiente dos recursos, com maior controle e produtividade em todo o processo, e consequentemente, trazer mais receita ao município” assegura Catia Lavina, Gerente de Produto da GOVBR.
Principais Resultados:
- Gestão Fiscal;
- Maximização da Receita de ISSQN;
- Simplificação do processo;
- Racionalização dos custos de operação;
- Maior eficácia no controle dos serviços prestados e tomados;
- Combate à sonegação e evasão fiscal.
Ganhos para o Cidadão:
- Simplificação do processo;
- Mais agilidade no cumprimento das obrigações acessórias;
- Redução de burocracia;
- Redução de custos;
- Mobilidade;
- Cidadania e Justiça fiscal.