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Soluções GOVBR modernizam a gestão pública no município de Feliz (RS) e trazem benefícios para o cidadão

Escrito por

Equipe Govbr

Publicado em

04/01/2023

Município do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, Feliz vem modernizando e digitalizando sua gestão pública com o apoio das soluções GOVBR, especialmente o Sala de Situação e o CidadeMob.

Desenvolvido como uma solução completa para a gestão e governança de órgãos públicos, o Sala de Situação apresenta diversos painéis temáticos com informações sobre as principais áreas do município, sempre atualizadas em tempo real. Assim, permite que o gestor monitore com facilidade se a administração está atingindo índices legais, como os de gastos com Saúde e Educação.


Já o CidadeMob é uma solução que cria e fortalece a comunicação entre a administração municipal e os cidadãos, prezando pela transparência e facilidade de uso. Disponibilizado para a população como um aplicativo gratuito para celulares, o CidadeMob permite que pessoas físicas e jurídicas façam com rapidez consultas sobre seus cadastros, imóveis e empenhos, emitam guias de impostos, além de possibilitar o envio de dúvidas, críticas ou sugestões.

Com a GOVBR, Feliz qualifica gestão com mais governança e avança no processo de digitalização

Para Igor Germano Seibert, secretário da Fazenda de Feliz, o uso das soluções GOVBR vem trazendo grandes e positivos impactos para a gestão municipal. Segundo ele, o GOVBR Sala de Situação, por exemplo, atende a uma necessidade histórica da prefeitura, que era de conseguir ter uma visão ampla e estratégica de todas as áreas da administração.

“Hoje, através do Sala de Situação, a Secretaria da Fazenda e a Secretaria Geral de Gestão Pública visualizam informações importantes em tempo real, o que contribui para a tomada de decisão”, conta Igor. Atualmente, o uso do GOVBR Sala de Situação já impacta diretamente 100 servidores municipais e mais 500 indiretamente.

Outra solução GOVBR amplamente usada pela Secretaria da Fazenda de Feliz é o CidadeMob, que estreita a comunicação com o contribuinte, permitindo que todos os cidadãos tenham um canal de relação com a prefeitura na palma da sua mão. Além de facilitar o acesso para o contribuinte com todas as suas funcionalidades, o aplicativo também é utilizado pela administração municipal de Feliz como ferramenta de cobrança ativa, disparando mensagens e avisos de alerta sobre pendências financeiras.

“Os benefícios do CidadeMob são imensos. O contribuinte acessa diversas funções pelo celular, em qualquer horário, de qualquer lugar. Isso representa uma agilidade e uma eficiência enorme quando falamos de gestão pública”, elogia Igor. Segundo o secretário, a funcionalidade que mais tem sido usada pelos cidadãos é a “Meus Imóveis”, que permite
emitir o carnê do IPTU da propriedade e a Certidão Negativa do imóvel.

Próximos passos do município na transformação digital

Além das soluções GOVBR que vem sendo utilizadas pelo município para qualificar e modernizar a gestão, Feliz já está preparando os próximos passos. Hoje, a prefeitura está na etapa final de implantação do GOVBR Processo Digital, solução que melhora o desempenho dos trâmites processuais dentro dos órgãos públicos, gerando ganho de eficiência e redução de custos.


Segundo o secretário da Fazenda do município, o processo de implantação e adaptação já está mostrando resultados: “Demos um grande passo nessa gestão, um passo importante e necessário para garantir ainda mais transparência e eficiência ao cidadão. Toda essa transformação digital foi desafiadora, pois, além de ser uma mudança técnica, foi uma
mudança cultural, que impactou a todos. Mas depois de implantado, ninguém mais quer voltar atrás. Hoje, 100% dos protocolos já são abertos de forma digital. O mundo é digital e essa transformação é uma nova atitude que veio para ficar”.

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