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Um dos maiores clientes GOVBR, Viamão avança cada vez mais no caminho para a governança

Escrito por

Equipe Govbr

Publicado em

05/09/2022

Direcionadora para a boa gestão pública, a governança pode ser alcançada mais facilmente através do uso conjunto das diversas soluções GOVBR. Assim está sendo a trajetória de Viamão (RS), um importante case de sucesso da empresa.

Essencial para todos os entes da administração pública que prezem pela qualidade nos serviços ao cidadão, responsabilidade e transparência, a governança pública é definida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como “o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.

Trabalhar em favor dessas diretrizes, contribuindo para um Brasil melhor, é foco da GOVBR. Por isso, oferecemos as melhores soluções de gestão para as mais diversas áreas da administração pública, ajudando nossos clientes a trilhar o caminho rumo à governança. Esse é justamente o caso de Viamão, município gaúcho com mais de 220 mil habitantes que vem obtendo excelente desempenho através do uso das soluções GOVBR em sua plenitude.

A seguir, confira mais detalhes sobre as áreas da Gestão de Viamão atendidas pela GOVBR e como nossas soluções vêm impulsionando o município em direção à governança.

SEGURANÇA, MOBILIDADE E CONTINUIDADE

Viamão presta diariamente uma vasta quantidade de serviços para cidadãos e empresas, produzindo um grande volume de dados e documentos. Logo, para oferecer qualidade e confiabilidade aos atendimentos, precisa garantir que todos os dados estejam sempre seguros, disponíveis e contingenciados.

Para tanto, mais de 1.200 servidores públicos de Viamão utilizam a solução GOVBR Nuvem, que mantém os dados do município em servidores remotos, totalmente protegidos e, ao mesmo tempo, disponíveis para acesso a qualquer momento, de qualquer dispositivo. Dessa forma, o GOVBR Nuvem permite que o administrador solucione preocupações com infraestrutura técnica e direcione sua atenção para o que realmente importa: a gestão das políticas públicas.

GESTÃO EFICIENTE

Resolvidas as questões de infraestrutura e segurança, Viamão pôde dedicar-se a qualificar a gestão pública, tornando a mais produtiva, integrada e transparente. Pois isso é feito através do nosso conjunto de soluções – o GRP GOVBR. Sua estrutura permite a integração de todas as áreas da gestão municipal, em todos seus entes diretos ou indiretos, tanto de softwares/sistemas estruturantes da execução orçamentária, administração financeira, controladoria, RH, gestão tributária e controle quanto de áreas diretamente ligadas ao atendimento à população como a Saúde, Educação, Assistência Social e auto-atendimento.

“Temos uma relação de compromisso com Viamão, que vai muito além da entrega de um software. Seguindo todas as regras de compliance e transparência, as equipes GOVBR e do município trabalham juntas para fazer diferente e levar a diferença para a vida do cidadão. Conta Rafael Sebben, diretor da GOVBR.

LEGALIDADE

A gestão pública requer também total empenho no cumprimento de todos os requisitos legais. Assim, mais uma vez as soluções GOVBR se mostram a melhor opção, já que são aderentes a todas as legislações municipais, estaduais e federais. Logo, tudo é executado respeitando prazos e processos tal como está previsto em lei.

Câmara de Vereadores, o Instituto de Previdência e autarquias – também já utilizam o GRP. Dessa forma, o município conseguiu atender às demandas do SIAFIC com mais de um ano de antecedência, uma vez que o cumprimento do decreto passará a ser exigido apenas em abril de 2023.

Segundo Elieges Marmitt, contadora da Câmara de Vereadores de Viamão, “a integração já era uma meta antiga, o SIAFIC uma exigência, e O GRP GOVBR veio para tornar isso possível. Sem dúvidas os benefícios são inúmeros, dentre eles a agilidade das informações e o fato de não termos mais o retrabalho de incluir lançamentos, pois hoje são integrados. O excelente serviço prestado pela GOVBR fez dessa integração um sucesso”.

No Instituto de Previdência de Viamão (IPREV), os benefícios do uso de sistemas integrados também estão sendo sentidos na prática. “A integração auxilia o processo de gestão realizando a conciliação dos atos administrativos, reduzindo prazos e tornando transparente todo o processo. Essa otimização do tempo na execução dos atos facilita o desenvolver das demais demandas diárias do Instituto”, relata Valdirene Roxo, presidenta do IPREV.

Já a melhora na qualidade das informações contábeis de Viamão pode ser percebida pelo desempenho obtido no ranking do SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) em 2022 (período de apuração: 2021). O município subiu mais de 1.000 posições no ranking e atingiu a liderança na sua microrregião, à frente de todos os demais municípios da região metropolitana de Porto Alegre.


Esse resultado foi possível por uma junção de fatores: o empenho de toda a área de contábil de Viamão; a aderência das soluções GOVBR aos protocolos de prestações de contas – STN; e o Atendimento 360° disponibilizado pela GOVBR (veja detalhes sobre o atendimento mais abaixo no texto).

Para Liziane dos Santos Brum, Secretária da Fazenda de Viamão, o aprimoramento na tecnicidade do preenchimento dos dados nos relatórios, com auxílio da GOVBR, foi essencial para obtenção do excelente resultado no ranking do SICONFI. “A orientação técnica da GOVBR contribuiu sobremaneira para o envio de dados mais qualificados. Além disso, a empresa tem sido grande parceira da Prefeitura de Viamão nos aprimoramentos de todos os demais projetos”, conta Liziane.

SERVIÇOS AO CIDADÃO

Outro importante passo de Viamão na busca da governança é a excelência na qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Isso se tornou possível graças às diversas soluções da GOVBR que permitem à gestão municipal ganhar produtividade e oferecer serviços mais ágeis e otimizados por meio de aplicativos on-line.


Em Viamão, o aprimoramento dos serviços para o cidadão e para os servidores se dá principalmente pelas soluções GOVBR Processo Digital, GOVBR Educação e GOVBR Saúde.


A solução GOVBR Processo Digital tem acelerado os processos para 800 usuários alocados em mais de 330 setores no município, e os números são impressionantes. Já foram gerados mais de 60 mil documentos e uma economia de mais de 325 mil impressões.


Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde de Viamão também vem percebendo melhorias significativas através do uso do GOVBR Processo Digital e do GOVBR Saúde. Com as soluções, os trâmites para emissão de ofícios e memorandos ficaram muito mais ágeis, otimizando a requisição de compra de medicamentos, oxigênio e fraldas, por exemplo. Para Michele Galvão, secretária de Saúde do município, três outros pontos merecem destaque: “com o uso das soluções GOVBR notamos melhorias importantes na comunicação do prontuário eletrônico com e-SUS, nos indicadores do Previne Brasil e na integração de informações entre todos os pontos de atendimento da rede municipal”.


Na Secretaria de Educação, onde o GOVBR Educação foi adotado há pouco mais de seis meses, os resultados já são bastante perceptíveis.


“Já conseguimos notar de forma muito positiva o aumento da agilidade na busca de informações da vida escolar dos nossos alunos. Além disso, hoje a Secretaria de Educação consegue acompanhar diretamente os planejamentos e registros dos professores. Na entrega das avaliações desse primeiro trimestre, por exemplo, a solução facilitou muito o trabalho do setor administrativo ao produzir os boletins”, relata Márcia Culau, secretária de Educação de Viamão. “Outro fator muito positivo é a customização da solução de acordo com a nossa prática de ensino. Ela consegue se ajustar às demandas da nossa rede e está atendendo, aos poucos, todas as nossas especificidades”, complementa.

APOIO À DECISÃO

Para aprimorar ainda mais a gestão pública, são fundamentais os sistemas de inteligência de dados que apoiam as tomadas de decisão.

Em Viamão, isso se dá principalmente através da solução GOVBR Sala de Situação, que exibe em tempo real informações qualitativas sobre as principais áreas do município e monitora se a administração está no ritmo adequado para atingir índices legais, como os de gastos com Saúde e Educação. Além disso, recentemente o GOVBR Sala de Situação passou a oferecer a função FPM. Trata-se de um recurso capaz de antecipar qual o valor que as prefeituras devem receber do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos três meses seguintes.


Em Viamão, todos os secretários municipais já utilizam o GOVBR Sala de Situação para a tomada de decisão baseada em dados, o que, sem dúvidas, vem contribuindo para a melhora na gestão do município e para o uso mais eficiente dos recursos públicos.

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EXPERIÊNCIA NO NEGÓCIO

Para oferecer o melhor serviço aos entes públicos, é preciso estar em constante atualização, sempre buscando as melhores práticas e soluções que auxiliem a gestão. Por isso, a GOVBR oferece o Atendimento 360°, que disponibiliza ao munícipio uma equipe de especialistas encarregados de dar todo o apoio necessário para a implantação e uso dos sistemas, incluindo o treinamento dos servidores. Tal acompanhamento – que pode ser presencial ou remoto – auxilia o município a desenvolver as melhores práticas de governança e a atingir altos índices de desempenho.


Em Viamão, dentre todos os serviços do Atendimento 360°, podemos destacar a experiência do município com o Acompanhamento Técnico Permanente. No município, a atividade é composta por um gerente de projeto e um técnico residente (ou seja, que trabalha todos os dias no município). Além disso, a Secretaria de Educação possui um técnico residente exclusivo, enquanto a Secretaria de Saúde conta com mais um técnico residente e ainda com um consultor de produto.


Essa configuração de atendimento implantada em Viamão é resultado da decisão da GOVBR em ter Centros de Relacionamento com o Cliente em todas as regiões do Brasil. Logo, estamos sempre perto dos clientes, com especialistas disponíveis para rápido atendimento de todas as demandas.

Assim, graças ao uso das soluções GOVBR e ao suporte completo do Atendimento 360º, Viamão é um dos melhores exemplos de como trilhar um caminho voltado à governança pode elevar a gestão pública a novos patamares de excelência.

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